sexta-feira, 4 de março de 2016

Um dia para a História.



Inegável que, depois de Getúlio, ninguém foi igual a Lula. Os dois, Getúlio e Lula, parecem ter muito em comum no tocante ao peso populista nas massas.
Não sei se a oposição deveria comemorar tanto os ocorridos do dia de hoje. Talvez essa condução coercitiva do ex-presidente possa ter sido o despertar da grande força petista que parecia silenciada e decadente.
Não sei se, até com base no que ele, Lula, mesmo disse, se terá saúde suficiente para uma nova luta em direção ao planalto. Mas, inegável que o tom de seu discurso hoje foi nesse sentido,e , posso estar errado mas causou-me a impressão de que Lula tem ainda muita força perante uma oposição carente de identidade, sobretudo, expressividade.
Tudo ok no campo político. Ficou claro que esta será a linha do combate a ser travado daqui para a frente. Contudo em momento algum nem Lula nem o PT refutaram, com argumentos, as acusações feitas em delações e os indícios das investigações. Essa é, a meu ver, a alma de toda a desconfiança que se tem em torno do governo.
Tenho como razoável o entendimento de que a condução coercitiva foi de fato desnecessária. Isso se deu unicamente por causa de um conflito de competência por Lula já nao ter atendido a uma demanda do MP estadual. Contudo, em havendo ou não base para tal medida por parte da Justiça, creio ter sido de fato desnecessária até porque gerou o efeito "beligerância partidária" em um momento que a elevação do tom político parece interessar justamente aos acusados no sentido de desviar o foco do principal que é o esclarecimento das acusações.
Enfim...
De curioso eu destaco a paradoxal citação das "elites insatisfeitas" e, apenas algumas palavras depois ouvi-lo sustentar uma espécie de defesa às empreiteiras.
Isso pareceu-me um autêntico " tiro no pé".

Nenhum comentário: